APRESENTAÇÃO

Infelizmente, as Emergências são algo que faz parte do nosso quotidiano. E, assim sendo, é imperioso saber geri-las de modo a que se possam, dentro do possível, evitar e, em último caso, empreender uma reação eficaz e assertiva de modo a minimizar as suas consequências e possibilitar uma rápida e eficiente recuperação, para que as Comunidades e Organizações retomem a sua normalidade, no mais curto espaço de tempo possível.

No entanto, há algumas Emergências que se revestem de características particulares. São aqueles que devido à magnitude do impacto ou à pouca capacidade resiliente das populações causam grande número de vítimas, danos materiais avultados, quebram meios de subsistência em grande escala e causam, em resumo, efeitos num grande número de indivíduos. A estas Emergências, em linguagem comum, chamamos Catástrofes que originam, quase inevitavelmente, Crises Humanitárias. São exemplos disso, o caso de grandes eventos de origem natural como sismos, grandes incêndios, tsunamis e inundações, mas também conflitos armados ou epidemias. Infelizmente, nos últimos anos, temos assistido, tanto interna como externamente, a um grande número destes acontecimentos. O número de mortos, de feridos e de desalojados, as consequências psicológicas nos indivíduos e a aniquilação completa da capacidade produtiva de uma região tornam estes acontecimentos num grande desafio para todos os que os gerem.

A gestão de uma catástrofe e consequente crise humanitária não pode ser vista da perspetiva da "normal" Gestão de Emergências. Os seus efeitos e as suas consequências, além de se fazerem sentir num grande número de pessoas, estendem-se no tempo, por meses e por vezes por anos.

Assim, a gestão de um fenómeno desta dimensão tem, a obrigatoriedade, de ser algo altamente estruturado, planificado e organizado, desde o momento da primeira intervenção, ao acompanhamento continuado dos afetados, até que estes, em última instância, recuperem a sua normalidade.

É todo este processo (os seus métodos, as suas metodologias e os seus desafios) que se irá ensinar aos Estudantes durante este Post Master absolutamente único e inovador, no que diz respeito ao panorama português e, mesmo, europeu.

Recorremos aos melhores Docentes, selecionados pelo seu saber científico, mas, também, pela sua muita e comprovada experiência em Áreas de Operações de Catástrofes e Crises Humanitárias.

Queremos que os Estudantes fiquem com bases sólidas para implementar, de facto, os conhecimentos no terreno (práticos, concretos, testados e experimentados) que lhes confiram uma perspetiva realista e prática do que vão enfrentar quando forem chamados à árdua e complexa tarefa de gerir ou auxiliar na gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias.

Selecionamos, igualmente, os melhores conteúdos em termos mundiais, recorrendo aos, internacionalmente reconhecidos manuais e orientações da Federal Emergency Management Agency (FEMA), dos Estados Unidos da América e aos princípios, orientações e métodos da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR).

Este curso viu a sua pertinência e relevância comprovada quando se tornou o único curso aceite pela prestigiada Guarda Costeira dos Estados Unidos da América para os seus quadros responsáveis pela gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias.

Seguimos o definido por estas duas instituições, de modo a que, os nossos Estudantes, no final do Post Master, além de estarem dotados de conhecimentos, capacidades, competências e práticas ao nível do que melhor se pratica em termos internacionais, também possam aceder a um conjunto de credenciais e acreditações que lhes permitam comprovar, junto do mercado de trabalho, essa excelência.

Estamos orgulhosos do curso que concebemos e estruturámos. Esperamos que vocês partilhem desse orgulho ao frequentar este Post Master começando a impor o nome de Portugal no contexto da Gestão de Emergência em termos internacionais e, concretamente, nesta área tão específica e exigente: a Gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias.


O CURSO

O curso Gestão de Catástrofes e Crises Humanitárias é uma formação ao nível do Post Master (>150 h de estudo). Este é composto por duas partes distintas, sendo a primeira uma componente curricular de ensino em sala preferencialmente, ou passível de se realizar em regime b-learning num total de 150 horas e uma componente de investigação com uma duração estimada de 100 horas.

Para elaboração deste curso recorremos ao emanado e estabelecido pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados como formação avançada para os Gestores de Catástrofes e Crises Humanitárias assim como o previsto pela Federal Emergency Management Agency dos Estados Unidos para a formação Avançada de Gestores de Catástrofes.

A ISO-SEC, tendo acesso a estes conteúdos, compilou e estruturou os mesmos de modo a obter um todo contínuo e coerente que reunisse o melhor de cada um, para que, seguindo os dois, se conseguisse que o todo fosse melhor que a soma das partes.

Desta forma, os nossos Estudantes terão acesso a um curso de excelência, internacionalmente reconhecido e validado, que lhes permitirá apresentar as suas credenciais em qualquer parte do mundo.

jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu jQuery Tlačítko na začiatok by William from Wpromotions.eu
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora